Orientações a Pacientes - Alimentação saudável para os ossos

 

Características
Existem nutrientes que são de extrema importância para o osso e que não podem faltar na dieta. Eles devem ser ingeridos diariamente, obedecendo a quantidades diárias minimas. O principal deles é o CÁLCIO. O cálcio é um dos principais componentes do osso sendo o mineral mais importante para o seu desenvolvimento e fortalecimento. Pense, portanto, no cálcio, como uma moeda corrente de uma caderneta de poupança aberta nos primeiros vinte anos de vida. Sua ingestão adequada contribui não apenas para um desenvolvimento ósseo saudável na infância e adolescência, como para o bem-estar de uma vida adulta com menor risco de fraturas. O leite e seus derivados são uma das fontes mais ricas de cálcio. Detalhes sobre a recomendacões diárias de cálcio clique aqui!.

Outro nutriente de grande importância para o osso é a PROTEÍNA. Elas têm especial importância na formação do colágeno, fibras que dão sustentação ao osso. Estas fibras de colágeno formam um emaranhado (uma rede) que é a base de sustentação do osso. É aí que o cálcio se deposita formando a estrutura óssea. Portanto, a ingestão diária de alimentos ricos em proteínas também é essencial para a saúde do osso. As proteínas são encontradas nas carnes, peixes, aves, leite e seus derivados, soja e leguminosas (feijão, lentilha, etc.). Recomenda-se ingerir um grama de proteína por kilo de peso diariamente.

Além do cálcio e das proteínas, algumas VITAMINAS (especialmente a A e a K) também são importantes para a saúde óssea, não por fazerem parte de sua estrutura, mas por serem necessárias ao funcionamento do tecido ósseo. Vitaminas são encontradas em frutas, verduras e legumes. Estes alimentos devem ser incluídos regularmente na dieta.

Assim como existem alimentos que favorecem à saúde óssea, existem outros que prejudicam. A ingestão excessiva de café, o uso frequente de refrigerantes, e inclusive a ingestão excessiva de proteínas interferem no metabolismo do cálcio podendo ser prejudicial ao osso. Procure evitar este tipo de comportamento alimentar!!! Topo


Recomendações de ingestão de cálcio

Tabela de conteúdo cálcio dos alimentos

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